quinta-feira, 7 de abril de 2016

20 Possíveis Temas da Redação do Enem 2016

     O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que em breve abrira as inscrições para os candidatos que querem participar da edição doEnem 2016.
     Com a proximidade das datas os candidatos tendem a começar a sua preparação de estudos para o Enem 2016, a aplicação das provas está prevista para ocorrer somente no final do ano de 2016, porém por se tratar de um exame bem extenso e complexo, o ideal é o estudante começar a estudar com afinco para as provas e também para a redação do Enem 2016.
     A redação do Enem 2016 é uma das provas mais importantes do exame, e pode ser uma prova que definirá se o candidato terá uma boa nota final nas provas do Enem 2016.
     A prova de redação é aplicada para que o candidato desenvolva um texto de caráter discursivo e argumentativo, onde serão apresentados vários textos base para o aluno, que deve falar sobre o assunto definido pelo Enem 2016, e presente nos textos base, com isso o candidato deve escrever um texto de no máximo trinta linhas, que discuta e opine sobre o tema proposto pela redação do Enem 2016, e que tenha introdução, desenvolvimento e conclusão, e propor proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
       Confira aqui, quais são os 20 Possíveis Temas da Redação do Enem 2016, e fique preparado para a prova de redação do Enem 2016, caso tenha um desses temas a ser discutido.
1) Endemias: Com os constantes casos de doenças virais atualmente no Brasil e no mundo, esse pode ser um tema bem provável do Enem 2016.
2) Consumo e sustentabilidade: Com a grande preocupação com o consumo consciente e a sustentabilidade esse pode ser o tema da redação do Enem 2016.
3) Agropecuária e impactos ambientais: Como é um tema bem discutido pela sociedade pode estar presente com tema do exame desse ano.
4) Avanços Tecnológicos: Com os atuais avanços na tecnologia é um tema possível a ser discutido na prova do Enem 2016.
5) Redes Sociais: Com os avanços das redes sociais e a crescente adesão por parte dos brasileiros é possível que o tema da redação do Enem seja sobre as redes sociais e seus impactos na vida e no cotidiano da população.
6) Questões ligadas aos direitos das crianças: Os temas ligados aos direitos humanos sempre é um dos preferidos pelo Enem.
7) Questões étnicas raciais: É um tema de direitos humanos que também é discutido pela sociedade atual.
8) Mudanças climáticas: O tema pode estar presente nas provas e redação do Enem 2016.
9) Geração de Energia: O tema também é assunto na sociedade e tem grande chance de ser o tema da redação.
10) Globalização e suas consequências: Na situação em que vivemos atualmente esse tema é de grande relevância.
11) Avanços científicos: Com os últimos avanços científicos esse pode ser o tema da redação do Enem 2016.
12) Movimentos Sociais: É um tema sempre atual na sociedade moderna, e pode ser o tema discutido pela redação do Enem.
13) Olimpíadas: Com os jogos no Brasil em 2016, esse pode ser o tema pedido na redação.
14) Redução da maioridade penal: Também pode ser o tema escolhido para 2016.
15) Mobilidade urbana: Com as grandes metrópoles em constante caos devido à dificuldade de locomoção, esse pode ser o tema.
16) Violência: Com as crescentes taxas de crimes e violência, esse tema é bem discutido pela população, e pode ser o tema proposto da prova.
17) Recursos hídricos: Com a recente crise da água no país esse pode ser um tema proposto, já que a sociedade começa a sentir o impacto e a conscientização da preservação dos recursos hídricos e naturais.
18) Liberdade de expressão: Com uma sociedade cada vez mais com liberdade de expressão através de muitos meios de comunicação é possível que esse seja o tema da redação.
19) Maus tratos de animais: Com a mudança da lei que deixa mais rigorosa a pena para quem pratica maus tratos aos animais, esse se torna um possível tema para a prova.
20) Igualdade de gênero: é um tema muito discutido pela sociedade, e pode ser o tema escolhido para o Enem 2016.





terça-feira, 5 de abril de 2016

Vanguardas Europeias - Aula em vídeo


Vanguardas Europeias


As vanguardas europeias foram manifestações artístico-literárias surgidas na Europa, nas duas primeiras décadas do Século XX, e vieram provocar uma ruptura da arte moderna com a tradição cultural do século anterior.
Com o advento da tecnologia, as consequências da Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e atmosfera política que resultou destes grandes acontecimentos, surgiu um sentimento nacionalista, um progresso espantoso das grandes potências mundiais, e uma disputa pelo poder. Várias correntes ideológicas foram criadas, como o nazismo, o fascismo e o comunismo, e também com a mesma terminação “ismo” surgiram os movimentos artísticos que chamamos de vanguardas. Todos pautavam-se no mesmo objetivo, que era o questionamento, a quebra dos padrões, o protesto contra a arte conservadora, a criação de novos padrões estéticos, que fossem mais coerentes com a realidade histórica e social do século que surgia.
Estas manifestações se destacaram por sua radicalidade, a qual proporcionou que influenciassem a arte em todo o mundo.
No Brasil não poderia ser diferente, uma vez que este era o exato momento da história em que as manifestações artísticas estavam crescendo em nosso país, e que a maioria dos artistas se espelhavam nas tendências europeias, fosse para imitar-lhes, fosse para combater-lhes.
As vanguardas europeias passaram pela Literatura Brasileira deixando sua contribuição, especialmente ao somarem com a Semana de Arte Moderna e o movimento modernista, pois juntos vieram romper com a antiga estética que até então reinava em nosso país.
As cinco correntes vanguardistas que mais influenciaram o fazer literário no Brasil foram:Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo. 


SEGUE A BAIXO LINK DO VÍDEO ASSITIDO EM SALA.




Vanguardas Europeias - Atividade de Pesquisa


Revisar nunca é demais. Quanto mais você ler, mais você irá aprender.

Atividade de pesquisa no livro – Páginas 43 à 50.

1º) Na Europa e no Brasil, quando começaram a surgir as primeiras manifestações modernistas?
2º) Qual o significado da palavra Vanguarda?
3º) É notório que as principais manifestações e tendências surgiram na Europa. Assim, qual era o principal centro cultural europeu antes, durante e depois da Primeira Guerra Mundial?
4º) Quais são as correntes de Vanguardas Europeias?
5º) Cite 3 das propostas que representam uma verdadeira revolução literária Futurista lançada em 1912.
6º) Quais poetas brasileiros que foram adeptos das técnicas do Futurismo Italiano?
7º) Como se deu o início do cubismo em 1907 na França?
8º) O que significa a obra de arte para o artista expressionista?
9º) Cite 3 dos principais fundamentos do Expressionismo.
10º ) Segundo o líder dadaísta, a palavra dadá não significa nada. Quem é esse líder?
11º) Na literatura, como o Dadaísmo é caracterizado?
12º) Em relação ao Surrealismo, quem são destaques na Literatura Europeia? E nas artes plásticas?

segunda-feira, 28 de março de 2016

Crônica - EXERCÍCIOS


crônica
substantivo feminino
  1. 1.
    hist compilação de fatos históricos apresentados segundo a ordem de sucessão no tempo [Originalmente a crônica limitava-se a relatos verídicos e nobres; a partir do sXIX passou a refletir tb. a vida social, a política, os costumes, o cotidiano etc.].
  2. 2.
    p.ext. hist lit representação genealógica de uma família tida por nobre



RESOLVA QUESTÕES SOBRE CRÔNICA E TESTE SEUS CONHECIMENTOS. É FÁCIL E RÁPIDO.

terça-feira, 22 de março de 2016

Você Sabe Como é Feita a Correção da Redação do Enem?

Em exames com a importância e dimensão do Enem, é fundamental conhecer, além do modelo e características da prova, as regras e critérios de correção, incluindo a parte dissertativa, que diz respeito a redação. De olho nisso, abordaremos neste artigo os tópicos essenciais sobre a correção da redação do exame nacional.
O primeiro detalhes, que inclusive você já deve saber, é que a redação do Enem recebe uma nota que varia entre 0 e1.000 pontos. Para chegar a esse montante, a banca corretora avalia cinco tópicos relacionados a sua escrita, em que cada um pode receber as notas 04080120160 ou 200, conforme seu “grau” de domínio.
Tais tópicos são conhecidos como competências da redação. Confira abaixo sua reprodução na íntegra, retirada do site do Inep, órgão responsável pela elaboração do Enem:
  • Competência Nº1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
  • Competência Nº2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estrtuturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
  • Competência Nº3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  • Competência Nº4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
  • Competência Nº5: Elaborar proposta de intervenção social para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Conhecidos os critérios avaliados e como ocorre a atribuição das notas, vamos agora entender quais as regras serão usadas na definição do seu desempenho final na dissertação-argumentativa do Enem.
Cada redação é corrigida por, no mínimo, dois corretores e às cegas, ou seja, nenhum dos dois sabe que nota foi dada pelo outro e nem qual foi o outro corretor, para haver a imparcialidade que o processo exige. Caso haja diferença inferior a 100 pontos entre as notas dos dois corretores ou menor do que 80 pontos em qualquer uma das competências, a nota final do texto corresponderá a média aritmética das notas dos dois corretores – soma-se as duas notas e divide-se por dois.
Entretanto, nos textos em que houver discrepância maior que 100 pontos na nota final ou superior a 80 pontos em pelo menos uma das competências, a redação será corrigida por um terceiro corretor e a nota final será amédia aritmética das duas notas mais próximas, sendo a mais distante descartada. Se a discrepância permanecer mesmo após a terceira correção, a dissertação passará então por uma banca composta por três professores que farão a correção juntos e atribuirão um desempenho definitivo, ou seja, equivalente a nota final.
Agora que você já está consciente de todas as particularidades a respeito das normas e regras da redação, que tal praticar escrevendo um texto por semana e recebendo correções completas de um professore especialista, avaliando competência por competência, nos mesmos critérios do Enem?

FONTE: https://www.infoenem.com.br/voce-sabe-como-e-feita-a-correcao-da-redacao-do-enem/

A CRÔNICA

CRÔNICA

A crônica é um texto de caráter reflexivo e interpretativo, que parte de um assunto do quotidiano, um acontecimento banal, sem significado relevante.
É um texto subjetivo, pois apresenta a perspectiva do seu autor, o tom do discurso varia entre o ligeiro e o polêmico, podendo ser irônico ou humorístico.
É um texto breve e surge sempre assinado numa página fixa do jornal.

CARACTERÍSTICAS DA CRÔNICA

O discurso
Texto geralmente curto e inteligível (de imediata percepção);
Apresenta marcas de subjetividade – discurso na 1ª e 3ª pessoa;
Pode comportar diversos modos de expressão, isoladamente ou em simultâneo:
- narração;
- descrição;
- contemplação;
- comentários;
- reflexão.
Linguagem com duplos sentidos / jogos de palavras / conotações;
Utiliza a ironia;
Registro de língua corrente ou cuidado;
Discurso que vai do oralizante ao literário;
Predominância da função emotiva da linguagem sobre a informativa;
Vocabulário variado e expressivo de acordo com a intenção do autor;
Pontuação expressiva;
Emprego de recursos estilísticos.

A temática
Aborda aspectos da vida social e cotidiana;
Transmite os contrastes do mundo em que vivemos;
Apresenta episódios reais ou fictícios.



(A crônica pode ser política, desportiva, literária, humorística, econômica, mundana, etc.)

FONTE: http://apoioptg.blogspot.com.br/2007/04/caractersticas-da-crnica.html

Exemplos de Crônicas:


1 - CRÔNICA ENGRAÇADA

Minha mulher e eu temos o segredo para fazer um casamento durar:
Duas vezes por semana, vamos a um ótimo restaurante, com uma comida gostosa, uma boa bebida e um bom companheirismo. Ela vai às terças-feiras e eu, às quintas.
Nós também dormimos em camas separadas: a dela é em Fortaleza e a minha, em SP.
Eu levo minha mulher a todos os lugares, mas ela sempre acha o caminho de volta.
Perguntei a ela onde ela gostaria de ir no nosso aniversário de casamento, “em algum lugar que eu não tenha ido há muito tempo!” ela disse. Então, sugeri a cozinha.
Nós sempre andamos de mãos dadas…Se eu soltar, ela vai às compras!
Ela tem um liquidificador, uma torradeira e uma máquina de fazer pão, tudo elétrico. Então, ela disse: “nós temos muitos aparelhos, mas não temos lugar pra sentar”. Daí, comprei pra ela uma cadeira elétrica.
Lembrem-se: o casamento é a causa número 1 para o divórcio. Estatisticamente, 100 % dos divórcios começam com o casamento.
Eu me casei com a “senhora certa”. Só não sabia que o primeiro nome dela era “sempre”.
Já faz 18 meses que não falo com minha esposa. É que não gosto de interrompê-la.
Mas, tenho que admitir: a nossa última briga foi culpa minha.
Ela perguntou: “O que tem na TV?”
E eu disse: “Poeira”.
Fonte: http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luis-fernando-verissimo


2 – INIMIGOS

“O apelido de Maria Tereza, para Norberto, era ‘Quequinha’. Depois do casamento, sempre que queria contar para os outros uma de sua mulher, o Norberto pegava na sua mão, carinhosamente, e começava:
- Pois a Quequinha...
E a Quequinha, dengosa, protestava:
-Ora, Beto!
Com o passar do tempo o Norberto deixou de chamar a Maria Tereza de Quequinha. Se ela estivesse ao seu lado e ele quisesse se referir a ela, dizia:
-A mulher aqui...
Ou, às vezes:
-Esta mulherzinha...
Mas nunca mais Quequinha.
(O tempo, o tempo. O amor tem mil inimigos, mas o pior deles é o tempo. O tempo ataca o silêncio. O tempo usa armas químicas.)
Com o tempo, Norberto passou a tratar a mulher por Ela.
-Ela odeia o Charles Bronson.
-Ah, não gosto mesmo.
Deve-se dizer que o Norberto, a esta altura, embora a chama-se de Ela, ainda usava um vago gesto de mão para indicá-la. Pior foi quando passou a dizer ‘essa ai’ e a apontava com o queixo.
- Essa aí...
E apontava com o queixo, até curvando a boca com um certo desdém.
(O tempo, o tempo. Tempo captura o amor e não o mata na hora. Vai tirando uma asa, depois cura.)
Hoje, quando quer contar alguma coisa da mulher, o Norberto nem olha na direção. Faz um meneio de lado com a cabeça e diz:
- Aquilo...

FONTE: http://pensador.uol.com.br/inimigos_de_luiz_fernando_verissimo/

quinta-feira, 3 de março de 2016

Como tirar nota 1000 na Redação do Enem


Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) farão, uma prova de redação. E uma boa nota na avaliação pode ser decisiva para que o estudante consiga garantir a certificação do Ensino Médio ou até mesmo uma vaga no Ensino Superior.
Para isso, é fundamental que os candidatos estejam acompanhando assuntos recentes relacionados ao País, consoante a professora de português Daniela Maria Barbosa.

"A banca avaliadora sempre procura trabalhar em quatros grandes eixos: temas relacionados ao meio ambiente; temas sociais; temas ligados à educação; ou à estrutura do País, como melhorias políticas e econômicas", explicou a professora.

"A leitura é muito importante nessa etapa, assim como atentar-se a alguns temas específicos, como intolerâncias religiosas, étnicas e raciais, e a questão da crise hídrica", completou Daniela em conversa com o Portal Brasil. 

Logo abaixo, seguem os links com uma receita para tirar uma boa nota na redação. Aproveitem, pratiquem!


Apresentação: