terça-feira, 21 de junho de 2016

A Relevância do ENEM

      Ao logo dos anos inúmeras funções foram atribuídas ao Enem, merecendo destacar que, desde 2009, o exame tornou-se umas das principais portas de entrada no ensino superior no Brasil. Destacamos abaixo algumas dessas funções que agreraram grande relevância ao exame nos últimos anos. (http://academia.qedu.org.br/enem/importancia-do-enem/)

ACESSO ÀS UNIVERSIDADES PARTICULARES

Com a criação do ProUni (Programa Universidade para Todos), em 2004, a nota obtida no Enem passou a ser utilizada para a obtenção de bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação em universidades e faculdades particulares. Um dado interessante é que até o ano passado, o programa já havia atendido mais de 1,2 milhão de estudantes em todo o Brasil, sendo 69% com bolsas integrais.
Leia mais sobre o ProUni no Guia +Enem, plataforma especializada em dados do Enem, desenvolvida pela Meritt.

ACESSO ÀS UNIVERSIDADE PÚBLICAS

Um grande marco no ensino superior brasileiro foi a implementação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), em 2009. Ele utiliza a nota do Enem como forma de ingresso em várias instituições públicas de ensino superior, como as universidades federais e os institutos federais de educação profissional e tecnológica. Segundo o Inep, a ideia é democratizar as oportunidades de concorrência às vagas federais de ensino superior por meio de um processo nacional, dando a possibilidade de estudantes de qualquer estado poder concorrer a vagas de qualquer região.
Para a primeira eduição do SiSU em 2015 foram ofertadas 205.514 vagas em cursos superiores por universidades federais, estaduais e institutos federais em todo o Brasil. Mesmo algumas universidades federais que não estão no SiSU utilizam integralmente ou parcialmente a nota do Enem na seleção dos universitários.
Leia mais sobre o SiSU no Guia +Enem, plataforma especializada em dados do Enem, desenvolvida pela Meritt.

CERTIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

Jovens maiores de 18 anos que ainda não concluíram o Ensino Médio podem obter a certificação de conclusão desta etapa de ensino utilizando apenas a nota do Enem desde 2012. Em 2013, mais de 780 mil inscritos prestaram o exame com este propósito, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).
Leia mais sobre a Certificação do Ensino Médio no Guia +Enem, plataforma especializada em dados do Enem, desenvolvida pela Meritt.

INTERCÂMBIO INTERNACIONAL

Implementado em meados de 2011, o Programa Ciência sem Fronteiras é uma grande oportunidade para jovens universitários e pesquisadores. Porém, um dos requisitos para participar do programa na graduação é ter realizado o Enem. O programa visa proporcionar a estudantes de graduação e pós-graduação a experiência de estudar em faculdades de excelência, em diversos países. O programa tinha como meta conceder 101 mil bolsas até este ano, mas o governo federal anunciou há alguns meses a segunda etapa do Ciência sem Fronteiras com mais 100 mil bolsas.
Leia mais sobre o Programa Ciência sem Fronteiras no Guia +Enem, plataforma especializada em dados do Enem, desenvolvida pela Meritt.

       Por essência, além de avaliar o nível de aprendizado dos alunos ao final do ensino médio, o Enem assume um importante papel em relação ao currículo nesta etapa escolar, pois concebe que ao final da educação básica o aluno deve estar preparado para ter uma participação ativa e crítica na sociedade e ser inserido no mundo do trabalho. (https://maisenem.meritt.com.br/relevancia-do-enem)


sábado, 18 de junho de 2016

SIMULADO IV

Bom mesmo é ir à luta com determinação,

abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é muito para ser insignificante.



   Parabéns Renato Filho (3º ano B) e Tomy Edson (3º ano A). A determinação de vocês, dessa vez, foi destaque. 
   Aos demais alunos, digo que sem determinação não há vitória. Todo esforço um dia valerá a pena. Tracem um objetivo e o busquem com determinação, "porque o mundo só pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante." Acreditem mais no potencial de vocês.




Gabarito_IV



quinta-feira, 2 de junho de 2016

Simulado III

"O fardo é proporcional às forças, como a recompensa será proporcional à resignação e à coragem."

Allan Kardec

    Parabéns aos alunos que se sobressaíram no III Simulado, Mariana de Sousa (1º ano B) e Tomy Edson (1º ano A). Acredito que algo ainda precisar ser melhorado, mas o importante é continuar tentando e, principalmente, estudando.       Aos demais, não desistam, persistam!



Gabarito

























segunda-feira, 23 de maio de 2016

Orações Subordinadas Substantivas - Exercícios



As orações subordinadas substantivas são aquelas que possuem o valor de substantivo, exercendo, em relação à oração principal, a função de sujeito, objeto direto e indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto.

Vá no link abaixo e teste seus conhecimentos sobre algumas Orações Subordinadas Substantivas.



quinta-feira, 19 de maio de 2016

Como começar uma Redação


Se você quer saber como fazer uma boa redação, o primeiro passo é esquecer os mitos de que somente algumas pessoas levam jeito para escrever e são capazes de tirar boas notas em vestibulares, concursos, etc.
Talvez você fique surpreso, mas para tirar nota máxima em uma redação basta seguir os critérios da equipe avaliadora. Existem muitos detalhes importantes que, quando obedecidos, fazem sua redação receber uma excelente nota, mesmo que o texto não seja revolucionário ou digno de um prêmio nobel. Os corretores nãoestão procurando um texto inovador ou uma ideia espetacular, eles apenas querem um texto organizado, coerente e fiel ao tema. Vamos abordar aqui esses detalhes e provar como qualquer pessoa pode ir muito bem na prova redação, mesmo que ainda não tenha muita prática na escrita. Vale a pena destacar que o texto dissertativo argumentativo costuma ser o mais cobrado nas provas de vestibular e concursos, por isso daremos atenção especial a ele.
Segue no link abaixo o que vimos em sala de aula. Também estará disponível para os que quiserem fazer o download em pdf.



quinta-feira, 5 de maio de 2016

Simulado II


"Uma paixão forte por qualquer objeto assegurará o sucesso, porque o desejo pelo objetivo mostrará os meios."
William Hazlitt




Parabéns às alunas Marylane da Silva (3º ano A) e Mariana de Sousa (3º ano B) por terem ficado em primeiro lugar.

Parabéns também ao Carlos Cruz (3º ano B) pela conquista do segundo lugar. 
Segue abaixo o garito... Que todos estejam realmente estudando. O futuro de vocês está em suas próprias mãos.

 

terça-feira, 3 de maio de 2016

Modernismo no Brasil - 1ª Fase


Semana de Arte Moderna (1922) é considerada o marco inicial do Modernismo brasileiro.

     A Semana ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, com participação de artistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. O evento contou com apresentação de conferências, leitura de poemas, dança e música. A pintora Anita Malfatti e os escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia lideraram o movimento que contou com a participação de dezenas de intelectuais e artistas, como Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Guilherme de Almeida entre muitos outros.
  Os modernistas ridicularizavam o parnasianismo, movimento artístico em voga na época que cultivava uma poesia formal. Propunham uma renovação radical na linguagem e nos formatos, marcando a ruptura definitiva com a arte tradicional. Cansados da mesmice na arte brasileira e empolgados com inovações que conheceram em suas viagens à Europa, os artistas romperam as regras preestabelecidas na cultura.
    Na Semana de Arte Moderna foram apresentados quadros, obras literárias e recitais inspirados em técnicas da vanguarda europeia, como o dadaísmo, o futurismo, o expressionismo e o surrealismo, misturados a temas brasileiros.
   Os participantes da Semana de 1922 causaram enorme polêmica na época. Sua influência sobre as artes atravessou todo o século XX e pode ser entendida até hoje.

A primeira fase do Modernismo


    O movimento modernista no Brasil contou com duas fases: a primeira foi de 1922 a 1930 e a segunda de 1930 a 1945. a primeira fase caracterizou-se pelas tentativas de solidificação do movimento renovador e pela divulgação de obras e ideias modernistas.
    Os escritores de maior destaque dessa fase defendiam estas propostas: reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; promoção de uma revisão crítica de nosso passado histórico e de nossas tradições culturais; eliminação definitiva do nosso complexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros. Portanto, todas elas estão relacionadas com a visão nacionalista, porém crítica, da realidade brasileira.
    Várias obras, grupos, movimentos, revistas e manifestos ganharam o cenário intelectual brasileiro, numa investigação profunda e por vezes radical de novos conteúdos e de novas formas de expressão.
Entre os fatos mais importantes, destacam-se a publicação da revista Klaxon, lançada para dar continuidade ao processo de divulgação das ideias modernistas, e o lançamento de quatro movimentos culturais: o Pau-Brasil, oVerde-Amarelismo, a Antropofagia e a Anta.
   Esses movimentos representavam duas tendências ideológicas distintas, duas formas diferentes de expressar o nacionalismo.
     O movimento Pau-Brasil defendia a criação de uma poesia primitivista, construída com base na revisão crítica de nosso passado histórico e cultural e na aceitação e valorização das riquezas e contrastes da realidade e da cultura brasileiras.
      A Antropofagia, a exemplo dos rituais antropofágicos dos índios brasileiros, nos quais eles devoram seus inimigos para lhes extrair força, Oswald propõe a devoração simbólica da cultura do colonizador europeu, sem com isso perder nossa identidade cultural.
     Em oposição a essas tendências, os movimentos Verde-Amarelismo e Anta, defendiam um nacionalismo ufanista, com evidente inclinação para o nazifascismo.
      Dentre os muitos escritores que fizeram parte da primeira geração do Modernismo destacamos Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Alcântara Machado, Menotti del Picchia, Raul Bopp, Ronald de Carvalho e Guilherme de Almeida.

Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/literatura/o-modernismo-no-brasil.htm
SEGUE RESUMO DA PRIMEIRA FASE EM SLIDES: