segunda-feira, 12 de setembro de 2016

A importância de escrever bem e sempre!

Viver em comunidade foi o impulso da evolução da humanidade. Os homens passaram a compartilhar e a criar signos, para se comunicar e crescer como sociedade. Gestos, palavras, desenhos e rituais são a base para entender como funcionam as sociedades primitivas. Nesse contexto, o surgimento da escrita foi fundamental para a organização do pensamento e o registro dos costumes, crenças e estudos ao longo do tempo.
Apesar da sua importância, a escrita, por muito tempo, foi marginalizada. A invenção de aparatos como o telefone, a televisão e o rádio valorizaram a comunicação oral e tornaram a vida mais simples e os processos comunicacionais menos complexos. Esse cenário foi interrompido com o acesso à Internet e o advento da comunicação virtual com o email, blogs, Twitter e Facebook.
Hoje, comunicação oral e escrita são igualmente importantes e fazem parte da vida de qualquer pessoa. A teoria é provada pela prática educacional exigida pelo MEC, em que avaliações são realizadas com base na capacidade dos alunos de ler, interpretar e escrever. Quando se estimula a criança a escrever regularmente, ela tem mais chance de se sair melhor em provas, apresentações e profissionalmente. A escrita antes de tudo é um hábito a ser incentivado.
Vale lembrar que escrever é algo que vai além da vida escolar, das provas e das redações do vestibular. É uma forma de transmitir ideias e conhecimentos adquiridos. Obviamente, escrever é uma atividade que exige conhecimento da ortografia, da gramática e do léxico de sua língua, adquirido ao longo dos anos na escola e nas inúmeras práticas comunicativas de que participamos como sujeitos sociais todos os dias.
Fonte: http://redes.moderna.com.br/2011/11/18/a-importancia-de-escrever-bem-e-sempre/
SEGUE O VÍDEO ASSISTIDO EM SALA PARA QUE VOCÊS FAÇAM UMA REVISÃO QUANDO NECESSÁRIO.
BONS ESTUDOS!!

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Você tem Objetivos? Busque-os!


O que a vida tem que ter para ser boa?
O que é mais importante: a direção ou a velocidade?
O que você faz da vida para que ela não seja fútil ou banal?
Você quer ser importante ou ser famoso?
Você reconhece seu próprio fracasso?
Por que a inveja é dolorosa?
Você é capaz de mudar?
Você está disposto a mudar?
Lembre-se: A vida é uma só. E só o que está morto não muda!




terça-feira, 21 de junho de 2016

Modernismo 2ª fase - Romance de 30

        

  Recebendo como herança todas as conquistas da geração de 1922, a segunda fase do Modernismo brasileiro se estende de 1930 a 1945.
        Período extremamente rico tanto em termos de produção poética quanto de prosa, reflete um conturbado momento histórico: no plano internacional, vive-se a depressão econômica, o avanço do nazifascismo e a II Guerra Mundial; no plano interno, Getúlio Vargas ascende ao poder e se consolida como ditador, no Estado Novo. Assim, a par das pesquisas estéticas, o universo temático se amplia, incorporando preocupações relativas ao destino dos homens e ao “estar-no-mundo”.

             Em 1945, ano do fim da guerra, das explosões atômicas, da criação da ONU e, no plano nacional, da derrubada de Getúlio Vargas, abre-se um novo período na história literária do Brasil. 
(http://www.coladaweb.com/literatura/modernismo-segunda-fase)

Segue o link com material em power point para estudo.

A Relevância do ENEM

      Ao logo dos anos inúmeras funções foram atribuídas ao Enem, merecendo destacar que, desde 2009, o exame tornou-se umas das principais portas de entrada no ensino superior no Brasil. Destacamos abaixo algumas dessas funções que agreraram grande relevância ao exame nos últimos anos. (http://academia.qedu.org.br/enem/importancia-do-enem/)

ACESSO ÀS UNIVERSIDADES PARTICULARES

Com a criação do ProUni (Programa Universidade para Todos), em 2004, a nota obtida no Enem passou a ser utilizada para a obtenção de bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação em universidades e faculdades particulares. Um dado interessante é que até o ano passado, o programa já havia atendido mais de 1,2 milhão de estudantes em todo o Brasil, sendo 69% com bolsas integrais.
Leia mais sobre o ProUni no Guia +Enem, plataforma especializada em dados do Enem, desenvolvida pela Meritt.

ACESSO ÀS UNIVERSIDADE PÚBLICAS

Um grande marco no ensino superior brasileiro foi a implementação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), em 2009. Ele utiliza a nota do Enem como forma de ingresso em várias instituições públicas de ensino superior, como as universidades federais e os institutos federais de educação profissional e tecnológica. Segundo o Inep, a ideia é democratizar as oportunidades de concorrência às vagas federais de ensino superior por meio de um processo nacional, dando a possibilidade de estudantes de qualquer estado poder concorrer a vagas de qualquer região.
Para a primeira eduição do SiSU em 2015 foram ofertadas 205.514 vagas em cursos superiores por universidades federais, estaduais e institutos federais em todo o Brasil. Mesmo algumas universidades federais que não estão no SiSU utilizam integralmente ou parcialmente a nota do Enem na seleção dos universitários.
Leia mais sobre o SiSU no Guia +Enem, plataforma especializada em dados do Enem, desenvolvida pela Meritt.

CERTIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

Jovens maiores de 18 anos que ainda não concluíram o Ensino Médio podem obter a certificação de conclusão desta etapa de ensino utilizando apenas a nota do Enem desde 2012. Em 2013, mais de 780 mil inscritos prestaram o exame com este propósito, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).
Leia mais sobre a Certificação do Ensino Médio no Guia +Enem, plataforma especializada em dados do Enem, desenvolvida pela Meritt.

INTERCÂMBIO INTERNACIONAL

Implementado em meados de 2011, o Programa Ciência sem Fronteiras é uma grande oportunidade para jovens universitários e pesquisadores. Porém, um dos requisitos para participar do programa na graduação é ter realizado o Enem. O programa visa proporcionar a estudantes de graduação e pós-graduação a experiência de estudar em faculdades de excelência, em diversos países. O programa tinha como meta conceder 101 mil bolsas até este ano, mas o governo federal anunciou há alguns meses a segunda etapa do Ciência sem Fronteiras com mais 100 mil bolsas.
Leia mais sobre o Programa Ciência sem Fronteiras no Guia +Enem, plataforma especializada em dados do Enem, desenvolvida pela Meritt.

       Por essência, além de avaliar o nível de aprendizado dos alunos ao final do ensino médio, o Enem assume um importante papel em relação ao currículo nesta etapa escolar, pois concebe que ao final da educação básica o aluno deve estar preparado para ter uma participação ativa e crítica na sociedade e ser inserido no mundo do trabalho. (https://maisenem.meritt.com.br/relevancia-do-enem)


sábado, 18 de junho de 2016

SIMULADO IV

Bom mesmo é ir à luta com determinação,

abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é muito para ser insignificante.



   Parabéns Renato Filho (3º ano B) e Tomy Edson (3º ano A). A determinação de vocês, dessa vez, foi destaque. 
   Aos demais alunos, digo que sem determinação não há vitória. Todo esforço um dia valerá a pena. Tracem um objetivo e o busquem com determinação, "porque o mundo só pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante." Acreditem mais no potencial de vocês.




Gabarito_IV



quinta-feira, 2 de junho de 2016

Simulado III

"O fardo é proporcional às forças, como a recompensa será proporcional à resignação e à coragem."

Allan Kardec

    Parabéns aos alunos que se sobressaíram no III Simulado, Mariana de Sousa (1º ano B) e Tomy Edson (1º ano A). Acredito que algo ainda precisar ser melhorado, mas o importante é continuar tentando e, principalmente, estudando.       Aos demais, não desistam, persistam!



Gabarito

























segunda-feira, 23 de maio de 2016

Orações Subordinadas Substantivas - Exercícios



As orações subordinadas substantivas são aquelas que possuem o valor de substantivo, exercendo, em relação à oração principal, a função de sujeito, objeto direto e indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto.

Vá no link abaixo e teste seus conhecimentos sobre algumas Orações Subordinadas Substantivas.



quinta-feira, 19 de maio de 2016

Como começar uma Redação


Se você quer saber como fazer uma boa redação, o primeiro passo é esquecer os mitos de que somente algumas pessoas levam jeito para escrever e são capazes de tirar boas notas em vestibulares, concursos, etc.
Talvez você fique surpreso, mas para tirar nota máxima em uma redação basta seguir os critérios da equipe avaliadora. Existem muitos detalhes importantes que, quando obedecidos, fazem sua redação receber uma excelente nota, mesmo que o texto não seja revolucionário ou digno de um prêmio nobel. Os corretores nãoestão procurando um texto inovador ou uma ideia espetacular, eles apenas querem um texto organizado, coerente e fiel ao tema. Vamos abordar aqui esses detalhes e provar como qualquer pessoa pode ir muito bem na prova redação, mesmo que ainda não tenha muita prática na escrita. Vale a pena destacar que o texto dissertativo argumentativo costuma ser o mais cobrado nas provas de vestibular e concursos, por isso daremos atenção especial a ele.
Segue no link abaixo o que vimos em sala de aula. Também estará disponível para os que quiserem fazer o download em pdf.



quinta-feira, 5 de maio de 2016

Simulado II


"Uma paixão forte por qualquer objeto assegurará o sucesso, porque o desejo pelo objetivo mostrará os meios."
William Hazlitt




Parabéns às alunas Marylane da Silva (3º ano A) e Mariana de Sousa (3º ano B) por terem ficado em primeiro lugar.

Parabéns também ao Carlos Cruz (3º ano B) pela conquista do segundo lugar. 
Segue abaixo o garito... Que todos estejam realmente estudando. O futuro de vocês está em suas próprias mãos.

 

terça-feira, 3 de maio de 2016

Modernismo no Brasil - 1ª Fase


Semana de Arte Moderna (1922) é considerada o marco inicial do Modernismo brasileiro.

     A Semana ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, com participação de artistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. O evento contou com apresentação de conferências, leitura de poemas, dança e música. A pintora Anita Malfatti e os escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia lideraram o movimento que contou com a participação de dezenas de intelectuais e artistas, como Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Guilherme de Almeida entre muitos outros.
  Os modernistas ridicularizavam o parnasianismo, movimento artístico em voga na época que cultivava uma poesia formal. Propunham uma renovação radical na linguagem e nos formatos, marcando a ruptura definitiva com a arte tradicional. Cansados da mesmice na arte brasileira e empolgados com inovações que conheceram em suas viagens à Europa, os artistas romperam as regras preestabelecidas na cultura.
    Na Semana de Arte Moderna foram apresentados quadros, obras literárias e recitais inspirados em técnicas da vanguarda europeia, como o dadaísmo, o futurismo, o expressionismo e o surrealismo, misturados a temas brasileiros.
   Os participantes da Semana de 1922 causaram enorme polêmica na época. Sua influência sobre as artes atravessou todo o século XX e pode ser entendida até hoje.

A primeira fase do Modernismo


    O movimento modernista no Brasil contou com duas fases: a primeira foi de 1922 a 1930 e a segunda de 1930 a 1945. a primeira fase caracterizou-se pelas tentativas de solidificação do movimento renovador e pela divulgação de obras e ideias modernistas.
    Os escritores de maior destaque dessa fase defendiam estas propostas: reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; promoção de uma revisão crítica de nosso passado histórico e de nossas tradições culturais; eliminação definitiva do nosso complexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros. Portanto, todas elas estão relacionadas com a visão nacionalista, porém crítica, da realidade brasileira.
    Várias obras, grupos, movimentos, revistas e manifestos ganharam o cenário intelectual brasileiro, numa investigação profunda e por vezes radical de novos conteúdos e de novas formas de expressão.
Entre os fatos mais importantes, destacam-se a publicação da revista Klaxon, lançada para dar continuidade ao processo de divulgação das ideias modernistas, e o lançamento de quatro movimentos culturais: o Pau-Brasil, oVerde-Amarelismo, a Antropofagia e a Anta.
   Esses movimentos representavam duas tendências ideológicas distintas, duas formas diferentes de expressar o nacionalismo.
     O movimento Pau-Brasil defendia a criação de uma poesia primitivista, construída com base na revisão crítica de nosso passado histórico e cultural e na aceitação e valorização das riquezas e contrastes da realidade e da cultura brasileiras.
      A Antropofagia, a exemplo dos rituais antropofágicos dos índios brasileiros, nos quais eles devoram seus inimigos para lhes extrair força, Oswald propõe a devoração simbólica da cultura do colonizador europeu, sem com isso perder nossa identidade cultural.
     Em oposição a essas tendências, os movimentos Verde-Amarelismo e Anta, defendiam um nacionalismo ufanista, com evidente inclinação para o nazifascismo.
      Dentre os muitos escritores que fizeram parte da primeira geração do Modernismo destacamos Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Alcântara Machado, Menotti del Picchia, Raul Bopp, Ronald de Carvalho e Guilherme de Almeida.

Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/literatura/o-modernismo-no-brasil.htm
SEGUE RESUMO DA PRIMEIRA FASE EM SLIDES:

quarta-feira, 27 de abril de 2016

I Simulado - Língua Portuguesa

   Aos poucos, vamos treinando. Cada questão resolvida por vocês é mais um passo dado em direção ao sucesso.
   Começamos com 13, aos poucos, vamos aumentando as questões de treino, todas de ENEM e/ou vestibulares. O importante é tentar.

   Parabéns aos alunos Anna Beatryz e Tommy Edson (3º ano A) por terem ficado em 1º Lugar. Parabéns à aluna Mariana de Sousa (3º ano B) por ter ficado em segundo lugar.

   Não esqueçam: "A persistência é o caminho do êxito." Charles Chaplin


Segue abaixo o gabarito das questões.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Quiz - Vanguardas Europeias



O Modernismo brasileiro foi extremamente influenciado pelas vanguardas europeias que eclodiram na Europa, no início do século XX. No Brasil, todas as manifestações artísticas inovadoras foram classificadas como modernistas e, assim como aconteceu na Europa, aqui também não havia um projeto artístico bem definido, mas sim o desejo comum, tal qual o desejo dos artistas europeus, de renovar as artes em geral.

Teste seus conhecimentos em:



quinta-feira, 14 de abril de 2016

Edital de isenção - Paes




Procedimentos e as normas relativas à solicitação de ISENÇÃO do pagamento referente ao valor da TAXA de inscrição para os processos seletivos de acesso aos Cursos de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, eventualmente promovidos ao longo do ano de 2016.
Para solicitar a isenção do pagamento referente à taxa de inscrição dos processos seletivos de acesso aos Cursos de Graduação da UEMA, eventualmente promovidos ao longo do ano de 2016, em especial o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES, o interessado deverá preencher eletronicamente o formulário de solicitação de isenção disponível no endereço eletrônico:



Informações: 3245-1102    e-mail: vestibular@uema.br



segunda-feira, 11 de abril de 2016

Vanguardas Europeias - Aula em Slides


Chamamos de Vanguardas Europeias o conjunto de tendências artísticas – em sua maioria provenientes de Paris, então centro cultural da Europa – que provocou ruptura com a tradição cultural do século XIX. 
   As correntes de vanguarda surgiram antes, durante e depois da Primeira Guerra Mundial, introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade que influenciaria fortemente diversas manifestações artísticas em todo o mundo.
Fonte:http://portugues.uol.com.br/literatura/vanguardaseuropeias/

Segue abaixo link para que vocês possam estudar em slides o que já foi estudado em vídeo e por meio da atividade no livro.


sábado, 9 de abril de 2016

MEC lança 'Hora do Enem', programa de TV e plataforma de estudos...

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira (5) a "Hora do Enem", programa de TV e plataforma de estudos voltados para preparação de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O conteúdo poderá ser acessado pelo site http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que as ações serão desenvolvidas por parceiros e os conteúdos não terão relação direta com o banco de dados ou com o que está em produção pelo Inep para as próximas provas do Enem.

"É uma parceria com o Sistema S. Os custos são todos dessa parceria", disse Mercadante, sem citar valores.
O programa diário de TV será feito com apoio de professores de quatro escolas (Descomplica, QG do Enem, FGV Ensino Médio e Pitágoras). 

Os programas começam em maio.
Já plataforma online usa em seu lançamento a estrutura do Geek Games, ferramenta de simulado online também disponibilizada em anos anteriores.

Nesta plataforma estarão simulados, planos de estudos e videoaulas.
Mercadante diz que as ações da "Hora do Enem" são voltadas especificamente para os 2,2 milhões de estudantes concluintes do ensino médio das redes públicas e privada.


Programas e plataforma
Os programas na TV da "Hora do Enem" serão transmitidos pela TV Escola e 40 emissoras parceiras (sobretudo educativas e comunitárias). A grade prevê matemática às segundas-feiras, ciências humanas às terças-feiras, linguagens às quartas-feiras, ciências da natureza às quintas-feiras, e redação às sextas-feiras.


Já a plataforma online de estudos - que incluirá simulados, planos de estudos e videoaulas - já está acessível desde esta tarde. No site estudantes concluintes do 3º ano poderão se cadastrar e indicar suas metas.


A partir dos dados, o sistema do Geek Games ajudará na montagem de um plano de estudos personalizado. Na plataforma também estarão disponíveis exercícios, quatro simulados neste ano e 600 videoaulas.


O conjunto de vídeos online foi apelidado pelo ministro Mercadante de MECFlix e estará disponível a partir de 30 de abril. "Em vez de ver filme no Netflix, que ele venha estudar no MECflix", brincou o ministro.


Mercadante ressaltou que o 1º "simulado oficial" vai ser realizado em 30 de abril. Além dele, mais três serão realizados ao longo do ano: 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.
As inscrições já estão abertas: quem acessa o site da "Hora do Enem" é direcionado para o cadastro dentro do ambiente do Geek Games.


Diferentemente do que ocorria com usuários anteriores do Geek Games, agora ao fazer o cadastro o estudante precisa informar o CPF para ter direito a uma licença gratuita do "Geekie Games Pro", ambiente no qual serão desenvolvidas as atividades da "Hora do Enem". O aluno terá que informar os dados pessoais, inclusive o nome da escola para que os dados sejam validados.


Para poder limitar o acesso, Mercadante disse que o sistema tem os dados dos estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio e somente para eles o acesso ao conteúdo será liberado.

Fonte: http://www.horadovale.com.br/2016/04/mec-lanca-hora-do-enem-programa-de-tv-e.html

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Receita de Redação_02


Alguns cuidados na hora de começar a redação podem fazer toda a diferença no resultado final. A redação do ENEM é muito mais técnica do que muitos consideram, sendo que existe até mesmo uma fórmula criada pelo MEC/INEP para a correção do texto. Como vocês já conhecem esta fórmula de correção, segue o link com a Receita de Redação para o ENEM. Pratiquem!